top of page
Banners-blog-500kb.png
Logo_Prancheta 1.png

BLOG

Confira as últimas publicações

Buscar

Entenda a importância de coifas e depuradores de ar.

Atualizado: 25 de set. de 2023


Residências com coifas ou depuradores de ar estão sendo cada vez mais solicitadas por grande parte das pessoas, afinal, esse sistema oferece diversos benefícios para o dia a dia dos moradores.

Vamos explicar o porquê realmente vale a pena adotar em sua casa ou em seus projetos de arquitetura e engenharia.

O preparo de alimentos, por vezes, pode liberar odores e gordura no ar, principalmente quando se trata de frituras, mas mesmo em outras situações, alguns tipos de alimentos possuem odores bastante característicos, como é o caso de frutos do mar.

A fim de reduzir os efeitos negativos do ar gorduroso ou com odores fortes, coifas são importantes equipamentos que podem captar o ar e destiná-lo para o exterior da cozinha, forçando o ar por meio de filtros para reter a gordura e os odores.

Para cozinhas profissionais, o uso de coifas é indispensável e exigido por normas, como a NBR 14518 – Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, mas no caso das cozinhas residenciais, que não possuem esse requisito normativo, ainda são uma excelente opção para manter um ambiente mais saudável e limpo para seus ocupantes.

Para a instalação de uma coifa, sempre é mais vantajoso que o fogão ou cooktop seja instalado próximo a uma parede externa da edificação, de modo que uma coifa de parede pode ser instalada facilmente. Nesse caso, é importante a previsão de um furo na alvenaria, normalmente com 100 mm de diâmetro para a maioria dos modelos de coifas comerciais, e um ponto elétrico para a ligação do motor da coifa.

Para o caso de cooktops em ilha, é possível utilizar uma coifa de bancada ou suspensa. Em ambos os casos, será necessário conduzir o ar captado pela coifa para fora da edificação, utilizando uma rede de dutos que pode ser rígida ou flexível. Esses dutos normalmente possuem diâmetro de 100 ou 120 mm, e a maioria dos motores de coifas comerciais é capaz de funcionar bem em distâncias de cinco metros. Nesse caso, fique atento à passagem desses dutos, que podem ser aparentes (integram-se bastante bem em decorações industriais) ou embutidos no forro ou mobília. Cuidado para não fazer furos nas vigas da edificação ou causar interferências que possam comprometer a integridade do seu imóvel. Um ponto elétrico para a instalação da coifa ainda é necessário.

Caso você não queira ou não possa realizar intervenções na edificação, como em apartamentos construídos com alvenaria estrutural ou imóveis alugados, uma boa opção pode ser um depurador de ar. Ele é bem parecido com a coifa, mas o ar captado é filtrado e devolvido ao ambiente, sem necessidade de furos. Esse tipo de equipamento normalmente possui uma eficiência inferior às coifas; porém, ainda oferece algum nível de filtragem e remoção da gordura do ar.

Caso esteja planejando uma nova residência ou estabelecimento profissional, conte com a CST Engenharia para colaborar com o seu projeto e dimensionar todas as instalações mecânicas necessárias para uma excelente experiência.

Tags:

31 visualizações0 comentário

Comments


menor-3-500kb.png
Logo rodapé_Prancheta 1.png

Atendemos diversos Estados do Brasil, consulte-nos.

Rua Inácio Francisco de Souza, 104 Armação, Penha - SC, 88385-000

Acompanhe nossas redes sociais

bottom of page